terça-feira, 31 de maio de 2011

Fichamento I

Gincana de Genética

1º Fichamento
  1. Identificação do Texto:

Bonini-Domingos, Claudia R. As hemoglobinopatias e a diversidade genética da população brasileira. São Paulo: Rev. Bras. Hematol. Hemoter. vol.31 nº6, 2009.

 

  1. Palavras-Chave:

Miscigenação – Hemoglobinoplastias – Talessemias

 

    III - Sinopse do Texto

 

O trabalho dos autores baseia-se, sobretudo, em uma abordagem sucinta acerca da variedade de hemoglobinoplastias detectadas no Brasil, e apontando como fator responsável por essa diversidade, a miscigenação que envolve a população brasileira.

Os autores abordam inicialmente a formação do povo brasileiro, enquanto população heterogênea, que decorre basicamente das três raízes ancestrais: os ameríndios, os europeus e os africanos subsaarianos. Assim, afirma os autores que esta miscigenação tem implicação direta no perfil protéico da população.

Já num segundo momento, a abordagem refere-se à origem e funcionalidades das hemoglobinas C e S, e suas associações, que podem ser normais como anormais, ou seja, talassêmicas. Falam, ainda, acerca da importância em se identificar adequadamente essas hemoglobinas anormais, e mencionam um artigo também publicado nesta mesma revista, intitulado: "Hemoglobina C em homozigose e associada a beta talassemia".

Por fim, os autores reforçam a importância da identificação das hemoglobinas anormais, para que os profissionais possam dar diagnósticos mais precisos às manifestações clinicas decorrentes dessas hemoglobinoplastias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário