2º Fichamento - Gincana de Genética
I - Identificação do Texto
Maria Tereza Scardua Mariano; Eduardo Januzzi; Eduardo Grossmann. Ortodontia baseada em evidência científica: incorporando ciência na prática clínica. Maringá- PR: Rev. Dent. Press Ortodon. Ortop. Facial vol.14 nº3, 2009.
II – Palavras-Chave
Ortodontia baseada em evidência. Projeto de pesquisa epidemiológica.
III - Sinopse do Texto
Neste artigo, os autores evidenciam a tendência que vem surgindo em decorrência dos novos instrumentos de pesquisa e prática odontológica. Assim, a ortodontia baseada em evidência, tem o intuito de: “Essa nova prática da Odontologia integra a informação científica de alta qualidade, advinda de pesquisas científicas com a experiência clínica e os valores de cada paciente”.
Desta forma: “A prática da OBE, portanto, tira a ênfase da prática da Odontologia baseada na experiência e na intuição pessoal, e dá especial atenção ao desenho das pesquisas, ao seu gerenciamento e à análise estatística. Seu objetivo é ajudar os clínicos a realizar tratamentos mais efetivos, mais eficientes e mais previsíveis, fundamentando as tomadas de decisão sobre as condutas com os pacientes em provas científicas rigorosas”.
Os autores reconhecem que mesmo diante aos avanços na pesquisa cientifica, muitos profissionais ainda resistem a dá-la credibilidade preferindo, portanto, ainda se ater às afirmações dogmáticas baseadas no empirismo.
Logo, os autores falam acerca do cuidado ao se absorver o conteúdo de artigos científicos, pois, eles muitas vezes trazem informações que não foram postas em práticas, nem sujeitas a testes, e assim, pode acabar prejudicando a atuação do profissional, e validando a concepção que alguns destes ainda tem, no sentido de que os conteúdos apresentados em artigos científicos não são úteis à pratica, muito pelo contrário. Portanto, o presente artigo reforça a importância dos conhecimentos adquiridos através da pesquisa cientifica, porém, faz inúmeras considerações acerca de como se chegar a esses conhecimentos, e, desta forma, aponta uma determina linha de atuação.
Apontam, pois, desde quais os tipos de estudo e suas metodologias, evidenciando que é bastante importante que o profissional-pesquisador conheça as características e finalidades de cada um deles. Passando pela a utilização adequada do método perante os pacientes e a forma também adequada de se coletar os dados para a pesquisa, a fim de não haja uma mascaramento das evidencias diante a mudança de comportamento dos pacientes e acabe comprometendo a qualidade da pesquisa.
Busca por qualidade é a questão mais enfatizada neste artigo, pois, segundos os autores, o sucesso da pesquisa depende de um estudo de qualidade, que pode ser obtido além dos livros, pois, existem muitas fontes de pesquisa de igual qualidade disponível na internet.
Por fim, os autores reafirmam que: “Informações baseadas em provas científicas são as mais confiáveis para uma tomada de decisão conscienciosa em relação à abordagem clínica oferecida aos pacientes. Diante das inúmeras publicações e da crescente inovação tecnológica, torna-se necessário que o ortodontista se familiarize com a utilização das ferramentas para a prática da Odontologia Baseada em Evidência”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário