sábado, 4 de junho de 2011

3º Fichamento

3º Fichamento


I.                    Identificação do Texto

Chemale, Gustavo. A era pós-genômica no consultório odontológico. Porto Alegre – RS: Jornal Sobracom; Fevereiro de 2004.


II – Palavras-Chave

Genoma Humano – Doenças Hereditárias – Odontogênese.


           III - Sinopse do Texto

 

                  

            O autor inicia sua abordagem considerando o projeto do Genoma Humano como um dos maiores avanços científicos e tecnológicos do século XXI. Logo, sabe-se que os avanços são inegáveis, pois através da determinação da seqüência dos nucleotídeos, podem-se detectar previamente patologias e buscar formas de tratamento adequado, a fim de que, a população possa ser beneficiada e ter a sua qualidade de vida –garantida- e melhorada.

        Evidenciando o Projeta Genoma Humano com mecanismo de pesquisa e conhecimento bastante importante para todas as áreas da saúde, bem como, para toda a sociedade, passa o autor, a concebê-lo dentro do campo dos estudos odontológicos e assim, afirma que: “Com exceção do trauma, todas as doenças possuem um componente genético, que pode estar relacionado à suscetibilidade, ao prognóstico ou ao tratamento das doenças, ou a todos estes fatores”.

           Neste sentido, pode-se destacar o grande auxilio que os “conhecimentos genômicos” trarão não tão somente para a pesquisa odontológica como, sobretudo, para a prática, influenciando, pois, no estudo pela busca de soluções para os problemas odontológicos que acometem os pacientes.

          Após as considerações iniciais acerca da importância dos conhecimentos genômicos, o autor passa a elencar as inúmeras patologias orais que possuem correlação com determinantes genéticas, e assim, inicia seus comentários abordando o desenvolvimento dos dentes, enfatizando que: “Até o momento, mais de 200 genes que regulam a odontogênese já foram identificados (...) A anodontia é uma das características hereditárias mais comuns, podendo ser causada por diferentes mutações em diferentes genes. Mutações no gene MSX1, que codifica uma proteína que é um fator de transcrição, causam a ausência de incisivos laterais, segundos pré-molares e terceiros molares. Mutações no gene PAX9, também um fator de transcrição, têm sido associadas com a ausência de incisivos mandibulares, pré-molares e molares”.

           As principais doenças orais que afetam o homem moderno resultam de doenças complexas que envolvem microorganismos associados a componentes genéticos e fatores de risco ambientais. A cárie, considerada um a doença infecciosa, também é afetada por componentes genéticos, que determinam a estrutura e a composição do dente, resposta imune do hospedeiro, o metabolismo de açúcar e a função das glândulas salivares”.
       Deste modo, o autor adverte que: “A identificação de marcadores moleculares para suscetibilidade à cárie e à periodontite pode contribuir enormemente para a melhor caracterização dos diferentes tipos e graus das doenças, auxiliando no prognóstico e no tratamento das mesmas”.
     O artigo, portanto, elenca diversas doenças orais que por terem determinantes genéticas e o seu prognóstico que poderia ser auxiliado através dos mapeamentos do genoma humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário